Como Desenhar Um Cavalo

Tempo de leitura: 6 minutos

Você está se perguntando como desenhar um cavalo passo a passo?
Você não está sozinho: os cavalos estão certamente entre os animais mais retratados de todos os tempos.

São, de fato, animais elegantes e fascinantes, e é precisamente por este grande fascínio que sempre exerceram sobre o homem – bem como obviamente pelo papel que este animal teve durante séculos na nossa vida – que abundam as representações artísticas do cavalo.

Esculturas, retratos, pinturas, as galerias de arte estão cheias de cavalos galopando, pastando ou empinando.

Você quer aprender a desenhar personagens de animes e mangás do ZERO sem ter que pagar escolas?  Clique aqui e saiba como!

Aprenda a desenhar um cavalo do zero

Você provavelmente não deseja uma exposição, pelo menos por enquanto: tudo que você quer é descobrir como desenhar um cavalo com seu lápis – ou talvez com seu carvão.

Em qualquer caso, você veio ao lugar certo!
Neste guia, você aprenderá a fazer o retrato de um cavalo do zero.

Basta ter vontade de aprender, um pouco de paciência, uns lápis de grafite de diferentes durezas, um caderno, folhas de desenho, uma borracha branca, e um apontador para seus lápis. Nós podemos começar!

Escolha o cavalo para desenhar

Desde a Idade do Bronze, estima-se, o homem começou a domar cavalos: desde então, esses animais estão – muitas vezes contra si próprios – ao nosso lado.
Cavalos para sela, arnês, tração, camponês ou escudeiro, e talvez o cavaleiro: sempre atribuímos um papel preciso a estes animais.

cavalos - Como Desenhar Um Cavalo

Que ‘tipo’ de cavalo você vai desenhar? E acima de tudo, que raça?

Talvez você não tenha pensado nisso e, mesmo sem saber, já se sentiu inclinado a desenhar um cavalo árabe, muito rápido e elegante.

Ou talvez você prefira retratar um cavalo de batalha, como o enorme Quarter Horse, ou um Clydesdale, um cavalo escocês de carga pesada que pesa uma tonelada.

Você já teve uma ideia? Antes de entender como desenhar um cavalo, você precisa conhecer o cavalo que vai chocar!

Vamos esboçar o desenho e as proporções de um cavalo

Cada desenho parte inevitavelmente de uma fase preparatória e, portanto, dos esboços e esboços.
Pegue seu caderno de desenho e um lápis de desenho (com uma grafite bem dura) e comece a praticar.

Primeiro, para aprender a desenhar um cavalo, você precisa pensar sobre quais são suas proporções . 

Claro, isso varia um pouco entre as várias raças, e certamente não se pode dizer que sejam iguais para um cavalo, um potro ou talvez um pônei.

Em geral, porém, você pode pensar que a unidade básica do seu cavalo é o tamanho da cabeça, do nariz às orelhas.

Você pode, portanto, calcular aproximadamente que o cavalo tem 4 cabeças de comprimento no total , que é alto – na cernelha – cerca de três cabeças e que a medida do abdômen é muito semelhante à da cabeça.

creare la bozza cavallo 1024x819 1 - Como Desenhar Um Cavalo

Partindo dessas proporções, você pode passar a esboçar a estrutura do seu cavalo: não pense nos detalhes, mas apenas nas proporções e nos movimentos.

Como acontece com muitos mamíferos, você pode desenhar a tromba do cavalo como um grande feijão, afinando para trás.

O pescoço é um cone truncado que termina em outra figura conoidal (a cabeça), enquanto as pernas são compostas, cada uma, por dois cilindros bastante finos, conectados por juntas vistosas, que nesta fase você reproduzirá como esféricas.

A partir desses elementos, tente desenhar um cavalo em diferentes posições no seu caderno: no trote, na manjedoura, no repouso … e não se esqueça que para desenhar bem é preciso se divertir!

Desenhe o focinho do cavalo

Muitos iniciantes que tentam descobrir como desenhar um cavalo ficam presos no esboço do focinho.

Todos nós sabemos como é feita uma cabeça de cavalo, mas daqui para desenhá-la corretamente passamos!

Portanto, torna-se muito útil proceder passo a passo, pelo menos nas primeiras vezes. Acima dissemos que você pode desenhar a cabeça de um cavalo como se fosse uma figura cônica – bem, não é exatamente assim tão simples.

Aconselhamos portanto que faça um estudo à parte para o desenho da cabeça do cavalo, partindo de uma forma extremamente estilizada que serve única e exclusivamente para as proporções , com linhas direitas e nítidas.

Desta forma, você vai desenhar o pescoço, orelhas e focinho. Deste contorno quadrado, então, você deve derivar as características reais do cavalo, traçando o perfil da mandíbula, a forma do focinho e a linha do pescoço: assim você será capaz de ter um focinho de cavalo fiel , sem atrapalhar as proporções e formas!

cavallo testa linee disegno 1024x950 1 - Como Desenhar Um Cavalo

Guia passo a passo para desenhar um cavalo

Aqui estamos no guia passo a passo de como desenhar um cavalo. Você pode desenhar um cavalo pastando, correndo ou dando um salto – a essência não muda, pois você sempre terá que lidar com os passos como os mostraremos a seguir.

No entanto, recomendamos que comece com um simples retrato de um cavalo em repouso, visto de lado, talvez com o focinho virado para si, para dar algum movimento ao desenho sem o complicar muito.

Como sempre, ao fazer desenhos a lápis, você precisará começar com o contorno da estrutura, como vimos acima.

Em sua folha de desenho, portanto, você irá desenhar esboços leves com um lápis intermediário ou duro, fácil de apagar, e então esboçar os contornos do cavalo.

Ao traçar o perfil do animal, sem se concentrar excessivamente nos detalhes, ele já começa a esboçar as formas dos músculos e ossos visíveis, principalmente ao nível das pernas, de modo a permitir maior realismo.

disegnare un cavallo prima parte 1024x819 1 - Como Desenhar Um Cavalo

Depois de ter contornado também o focinho, indicando a posição dos olhos, você pode mudar para um lápis mais macio, para ir traçar as sombras e partes mais escuras do seu desenho.

Deverá, portanto, fazer sinais curtos e próximos onde não há luz e, portanto, tipicamente dentro da coxa, na parte do focinho à sombra e abaixo da barriga do animal.

Neste ponto, você terá definido os pontos-chave de seu retrato do cavalo e poderá passar aos detalhes, realçando os contrastes .

disegnare un cavallo seconda parte 1024x819 1 - Como Desenhar Um Cavalo

Em seguida, refine a pelagem do seu cavalo, enfatizando também os volumes nesta fase.
Para remover qualquer mancha no casaco, você pode usar a borracha para apagar pequenas porções circulares .

Normalmente, no desenho de cavalos, omite-se o desenho do cabelo do corpo, onde é muito curto e brilhante, para o traçar apenas ao nível da crina e da cauda, ​​onde é mais comprido e vistoso.

Agora você sabe desenhar um cavalo – você só precisa praticar repetidas vezes , até que seja capaz de fazer retratos de cavalos em qualquer posição!

Leia: Como desenhar bem

Foco, impacto e criatividade

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *