Como desenhar um cachorro

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sempre se perguntou como desenhar um cachorro ? Talvez você tenha um bom Golden Retriever abanando o rabo pela casa e decidiu retratá-lo com lápis e papel. 

Ou talvez você só tenha vontade de desenhar,e passou pela sua cabeça escolher qualquer cachorro como tema, seguindo a deixa de uma fotografia encontrada em uma revista. 

Você pode já ter experimentado, mas percebeu que desenhar um cachorro não é tão fácil quanto pode parecer. 

Você quer aprender a desenhar personagens de animes e mangás do ZERO sem ter que pagar escolas?  Clique aqui e saiba como!

Mas você não desanimou e decidiu pesquisar no Google como desenhar um cachorro.

Bom, você fez muito bem: desenhar animais não é tão fácil quanto pode parecer, e começar do zero sem ter pelo menos um pouco de experiência e sem conselhos direcionados torna tudo ainda mais difícil.

Por isso decidimos fazer este lindo e completo guia de como desenhar um cachorro passo a passo, levando em consideração todos os aspectos do processo.

Este guia sobre como desenhar um cachorro é voltado principalmente para iniciantes , mas designers ainda mais experientes – pulando os primeiros parágrafos se necessário podem encontrar dicas extremamente úteis sobre como desenhar este magnífico animal.

Acessórios para desenhar um cachorro

Se a sua jornada artística começa com este primeiro desenho, queremos tranquilizá-lo: você não precisará do conteúdo de uma loja de belas artes para entender como desenhar um cachorro.

Você só precisará obter alguns lápis de grafite de qualidade, optando por algumas durezas diferentes.

Para começar um lápis H, um lápis HB e um lápis DH podem ser suficientes: para desenhos subsequentes, você comprará lápis de desenho adicionais de acordo com suas necessidades novas e mais desenvolvidas.

Em seguida, você precisará de uma prancheta para os esboços e outra para o desenho final, com uma cartolina de maior gramatura. 

Por fim, você precisará de uma borracha branca, uma mancha e um fixador para consertar e proteger o design depois de concluído.

Você tem tudo? Você sente falta de alguma coisa? Então podemos começar a descobrir como desenhar um cachorro do início ao fim!

Que tipo de cachorro desenhar

É fácil dizer ‘Quero aprender a desenhar um cachorro’. Mas qual cachorro?

Vamos lá, você certamente não quer dizer que desenhar um Dogue Alemão é como desenhar um Bulldog Francês, um Pastor Alemão ou um Samoiedo fofo!

O tamanho, as proporções, os rostos e o tipo de cabelo mudam. Desenhar um cachorro com cabelo muito curto, alto e esguio é diferente de desenhar um cachorro atarracado com cabelo comprido e encaracolado.

O conceito básico, entretanto, é sempre o mesmo. Sim, porque o que conta é, antes de tudo, a estrutura do animal: para entender como desenhar um cachorro é preciso aprender a vê-lo com outros olhos .

 Você tem que pensar sobre sua estrutura óssea, seus músculos. Em geral, a estrutura óssea dos cães sempre apresenta algumas características comuns. 

O pescoço é curto (não é um cavalo, nem uma girafa) e as pernas são finas (não é um hipopótamo) e o corpo é bastante esguio, feito para correr. 

Entendendo e observando esses pontos essenciais, você pode começar a desenhar o seu cão … obviamente a partir dos esboços de sua estrutura!

Desenho de esboço de um cachorro

Aqui, você pode finalmente pegar seu lápis de desenho e caderno e começar a rabiscar. 

Nesta fase, você terá que começar a fazer vários desenhos, para realmente entender a estrutura do cão: recomendamos que você tente desenhá-lo parado , correndo, sentado, deitado e assim por diante.

No nível do esboço, os elementos básicos serão sempre os mesmos. Comecemos pela cabeça, a ser facilmente representada como uma esfera acompanhada por um cilindro (o focinho). 

O tórax não é um cilindro simples, mas sim um cone truncado, ou melhor, um feijão, maior ao nível do tórax enquanto as pernas são compostas pelo acessório – também em forma de feijão – e por cilindros delgados.

E agora para trabalhar, com seu bloco de desenho e seu lápis de desenho!

como desenhar um cao - Como desenhar um cachorro

Aprenda a desenhar um cachorro do zero

Desenhe um cachorro de diferentes perspectivas

Depois de terminar seus esboços preparatórios, você pode deixar seu bloco de desenho de lado para abrir espaço para seu caderno de desenho real: agora você deve ter descoberto como desenhar um cachorro, ou pelo menos como esboçá-lo.

Antes de prosseguir, você deve decidir em que posição e de que perspectiva deseja retratar o cão. 

Você quer uma vista lateral, frontal ou de três quartos? De cima para baixo? E seu cachorro estará sentado ou se movendo em vez disso?

 E suas mandíbulas estarão fechadas, abertas ou sempre abertas? E suas orelhas, estarão abaixadas ou retas, quase alarmadas? 

Decida tudo isso antes de começar o desenho, que deve ficar claro na sua cabeça antes de começar!

Como desenhar um cachorro passo a passo (com exemplos)

Bem, agora está tudo pronto: com o seu lápis de desenho mais duro, que lhe permitirá desenhar linhas extremamente finas, precisas e leves – sem aplicar muita pressão – você pode começar a esboçar o desenho do seu cão. 

Você terá que começar a partir do esboço da estrutura, como vimos acima, e então delinear o perfil externo.

Por enquanto, você não precisa dos menores detalhes: uma vez feitos os contornos, você pode passar a indicar as linhas internas, desenhando os músculos e estruturas ósseas mais evidentes – que são sempre observáveis ​​em cabelos curtos ou muito curtos cães com pelo. 

Desenhe também o focinho, os olhos, o nariz, desenhe a expressão: a base do seu desenho já está feita.

come disegnare un cane step due 1024x805 1 - Como desenhar um cachorro

Agora você pode trocar o lápis e começar a preencher o desenho. Com um lápis de desenho decididamente mais macio, você pode começar a preencher o retrato do seu cachorro, começando a trabalhar em claro-escuro, com traços tendencialmente curtos e na mesma direção.

Não pense no casaco do cachorro por enquanto. Não, pense em vez dos músculos, pense nas sombras, pense em como a ‘superfície’ do animal muda. 

Em sua cabeça, identifique quais são as partes mais escuras: podem ser, por exemplo, a parte do pescoço na sombra, ou talvez a parte interna de uma coxa. 

Portanto, você terá que escurecer o desenho o máximo possível e, em seguida, passar gradualmente para as áreas um pouco mais claras.

come disegnare un cane step tre 1024x805 1 - Como desenhar um cachorro

Neste ponto, após identificar as áreas de sombra , você pode passar a definir os detalhes mais sutis : a expressão dos olhos, os tendões das pernas, as unhas das patas e, por fim, o acabamento do cabelo, de acordo com o tipo de cachorro. 

Para a pelagem curta e lisa de um cachorro, você pode usar movimentos curtos e rápidos do lápis, enquanto talvez, para os cachos de um Poodle, você pode tornar a superfície cinza e, em seguida, ‘traçar’ os cachos com um pedaço de pão de borracha, trabalhando assim ‘para remover’.

come disegnare un cane step quattro 1024x804 1 - Como desenhar um cachorro

Agora, graças aos nossos exemplos, você definitivamente aprendeu a desenhar um cachorro. 

Mas não pare neste primeiro desenho: faça um retrato do mesmo cão em diferentes posições, e depois experimente com outras raças, talvez até mudando o lápis e a técnica para descobrir novas formas de desenhar.

come disegnare un cane step gif - Como desenhar um cachorro

Se você quer dar um passo além e ter acesso a mais dicas sobre desenho acesse nossos outros conteúdos:

Foco, impacto e criatividade

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *