Categorias
Passo a Passo

Como desenhar um personagem de anime passo a passo!

Como desenhar anime Passo a Passo!

Como desenhar um personagem de anime passo a passo!

Já imaginou se existisse uma forma de até o final deste post você saber como desenhar anime sem copiar de alguém?

Pois acredite que existe! Mostrarei como desenhar anime passo a passo seja ele feminino ou masculino.

Os métodos aqui usados podem ser aprendidos por qualquer um, seja você ruim no desenho ou um Leonardo da Vinci.

No tutorial não mostrarei como desenhar roupa, mãos e pés, pois é algo muito diversificado e detalhado, porém, haverá um post especialmente direcionado a esse assunto e que você pode acessar no final desse passo a passo.

O passo a passo será dividido em:

  • Cabeça
  • Corpo
  • Arte Final

Pegue seus materiais (Recomendados abaixo), retire tudo que pode estragar seu desenho de perto de você, como copos de água, tinta ou animais domésticos (Enxota o zoológico pra longe) e foque no passo a passo!

Dicas de Como desenhar animes

As dicas são essas:

  1. Um desenho é dividido em 3 partes: Esboço, Delineado/Desenho e Arte Fina. O esboço é o formato básico daquilo que vocês querem desenhar.
  2. Use o lápis fino para fazer o esboço e o forte para delinear. O esboço não aparece na forma final do desenho, quando quiser é só contornar o esboço com caneta ou o lápis e apagar o esboço.
  3. O esboço mostrado no tutorial serve tanto para criar um personagem seu como para desenhar um que você conheça, como goku, naruto, etc.
  4. Na hora de fazer o traço, lembre-se de ir e vir, nunca fique passando o lápis para criar o traço como se você estivesse pintando.

Lembre-se, quanto menor os olhos e maior o queixo, mais aparência de velho seu personagem terá.

Para se aprofundar nesse assunto acesse:

Dicas e Materiais necessários para aprender como desenhar anime

Como desenhar um personagem de anime!


Papel A4 Comum, Lápis forte (Classe B) e um fino (Classe F), uma borracha de preferencia a caneta borracha e caneta técnica (nanquim) são os materiais mais usados para um desenho simples e rápido.

Para saber quais materiais você deve ter para começar a desenhar melhor, acesse esse post:

Desenhando Um Personagem MASCULINO

Começaremos desenhando um personagem masculino. A diferença entre o masculino e o feminino está nos detalhes e no molde do seu corpo, para o masculino faremos algo mais robusto.

Cabeça do Personagem Masculino

Vamos começar nosso passo a passo de como desenhar um personagem de anime fazendo a cabeça do personagem masculino, e aprenderemos como fazer o esboço dela.

 

Como desenhar um personagem de anime!

Toda cabeça de personagem começa a partir de uma bola, então faça um circulo.

 

Agora trace uma linha em vertical bem no meio do circulo passando um pouquinho em baixo. Divida também em horizontal, porém agora não passe do circulo, e então trace uma linha horizontal na parte que sobrou do traço vertical.

 

Agora falta o pescoço, trace duas linhas retas dos cantos do circulo até a linha horizontal de baixo. Faça mais duas linhas retas, uma de cada lado, até o fim da linha vertical.

 

 

O nariz você faz na parte de baixo do circulo, depois trace a boca e embaixo dela o lábio inferior, o lábio superior raramente aparece.

 

Você tem da linha do final do nariz até a linha do meio do circulo para fazer os olhos, é claro que não precisa fazer olhos tão grandes.

Primeiro faça a forma do olho, em cima e em baixo. O olho é dividido em 3 partes, a primeira parte é o brilho, o reflexo do olho, uma bolinha branca no canto. Lembre-se, se você marcou o reflexo no canto direito de um olho, marque também no lado esquerdo do outro olho.

Além do brilho, tem a pupila, que é a bolinha preta do olho, e a íris que é a cor dos olhos.

Desenhe sobrancelhas dependendo do humor do seu personagem. Não se complique em fazê-las, um simples traço é o suficiente, ou pode deixa-la mais grossa, isso vai de personagem para personagem.

Faça os olhos cautelosamente para que não fiquem tão diferentes um do outro, pode copiar de algum anime ou procurar no google só para ter uma inspiração, você vai acabar se acostumando com os vários tipos e logo criará seu próprio estilo.

 

Comece a delinear a forma da cabeça como mostrado, formando a estrutura do rosto.

Você não precisa contornar o esboço fielmente, o esboço é só para ajudar na hora de criar os traços, você pode fazer o rosto mais gordinho ou mais magro.

 

Como desenhar anime

A orelha fica entre a linha de baixo, que é a orelha do nariz e o começo dos olhos. A orelha do estilo mangá/anime realmente é grande.

O interior da orelha é simples, lembre-se da letra “C”, faça um C na orelha esquerda e em cima um C ao contrário, na da direita faça um C ao contrário e um C. Essa é a forma simples, caso queira colocar mais detalhes fique a vontade.

 

 

O pescoço tem como referencial o meio dos olhos, porém se o personagem for forte ele terá o músculo do trapézio na lateral do pescoço bem grande. O do exemplo é jovem, de 16 a 25 anos, de peso médio, baixo autoestima e não faz academia, então não terá músculos muito desenvolvidos.

 

Se o personagem for careca, você contorna o esboço feito e pronto, só partir para o corpo.

 

 

Porém se ele tiver cabelo, marca o meio da testa. O cabelo tem duas partes, a primeira parte de dentro do rosto, o topete, a costeleta, a franja, a segunda seria o volume, a parte de fora.

Vamos começar por dentro. A dica é, faça os fios de tamanhos e espessuras diferentes assim deixara o cabelo mais natural.

Se o cabelo for grande, desenhe ele atrás da orelha, caso ele seja maior ainda, você pode cobrir a orelha.

O esboço seria como a cabeça do personagem, então o cabelo deve ficar fora do esboço, ou seja, por fora.

 

Está terminado o rosto. Lembrando que você pode diversificar na hora de fazer o olho, boca, cabelo, etc.

Caso queira parar aqui, veja o final do post para dicas extras.

 

Corpo do Personagem Masculino

Depois de desenhar o rosto, passe para a parte do corpo. Recomendo que continue aprendendo como desenhar um personagem de anime, pois aprenderá dicas valiosas que te ensinara a desenhar facilmente sem precisar ter um dom para desenhar ou ser um Da Vinci.

Lembrando que o que faremos agora é o esboço, então faça com um lápis fraco para depois poder apagar com facilidade.

 

Crie dois pontos em cada lado para o ombro, para saber a medida meça a largura da cabeça.

Perto desses pontos, faça dois círculos. Estes círculos marcam a localização do ombro.

Meça a ALTURA da cabeça, agora use a medida como guia queixo até onde terminaria a medida e faça uma linha horizontal.  Isso marca o peitoral.

Para saber onde ficará a cintura, primeiro meça a ALTURA da cabeça novamente e use a linha do peitoral como referencial, faça uma linha horizontal na localização, e um pouquinho acima trace uma linha horizontal da mesma medida da LARGURA da cabeça. o primeiro traço é a cintura, o segundo é o quadril.

Caso esteja confuso, só copie da imagem, logo entenderá como tudo ganhará forma, e no próximo desenho fará sem necessidade de nenhum guia.

Trace uma linha de cada lado até pouco depois da linha que fizemos para a cintura, ligue essas duas linhas que formará o quadril.

Lembrando que para um personagem masculino o quadril é só um pouco maior que a cintura, não exagere.

Após isso de forma ao corpo, passando pelos círculos, ajeitando o pescoço, indo em diagonal para a cintura e juntando com as linhas do quadril, como na imagem.

Agora crie 2 círculos no quadril, procure deixar do mesmo tamanho.

Temos que fazer a cueca do personagem antes de fazer as pernas, faça do jeito que mostra a imagem. Repare que usei os dois círculos como referencial.

 

Meça da ponta da cabeça ao fim do quadril.

 

O tamanho das pernas é o mesmo que o da ponta da cabeça ao quadril. Marque a localização e trace uma linha guia para saber a posição certa da perna na hora de desenhar.

Na metade da perna, crie dois círculos para os joelhos. E então crie dois círculos para os pés. Círculo grande para as coxas, médio para os joelhos e pequeno para os pés.

Agora de forma as pernas do personagem.

Lembre-se que a prática leva ao aperfeiçoamento de técnicas, com esse passo a passo, você estará praticando o básico e logo poderá aprender como desenhar detalhadamente e impressionar seus amigos.

Não esqueça dos detalhes do detalhes do joelho.

Como desenhar um personagem de anime

Agora vamos aos braços, crie uma linha até a altura do quadril, e então crie 4 círculos, para o cotovelo crie 2 círculos na altura da cintura, para o pulso crie mais 2 círculos na altura do quadril.

Forme a estrutura do braço e as mãos, lembrando que não vamos detalhar as mãos e os pés, caso queira detalhar no final do passo a passo, acesse esse post que ensino detalhadamente como desenhar mãos e pés:

 

 

Arte Final do Personagem Masculino

 

Como desenhar um personagem de anime

Feito todos os passos nosso personagem masculino está feito, então agora você sabe como desenhar um personagem de anime masculino. 

Caso queira, pode usar a caneta nanquim para sobrepor os traços feitos em lápis, isso dará um contraste e um visual bacana no seu desenho.

 Continue o post que no final te ensino a desenhar pés e mãos, além de te ensinar como melhorar os seus desenhos em 90%!


Desenhando uma personagem FEMININA

A personagem feminina é mais delicada, tendo a cintura mais fina e a ausência de músculos (na maioria dos casos). No começo é parecido com o masculino, mas no decorrer do desenho podemos perceber as diferenças no esboço.

 

Cabeça da Personagem Feminina

Igual o personagem masculino, agora faremos a cabeça da personagem feminina.

 

Crie um círculo, não precisa ser perfeito, apenas um círculo.

Divida este círculo no meio por uma linha reta.

Começando da lateral, crie uma linha reta, depois curve-a até a linha que fez no início, criando assim o queixo e as bochechas.

Para os olhos, primeiro de um espaço para as bochechas, depois desenhe uma linha reta em baixo de onde ficará os olhos e em seguida outra linha em cima. O tamanho do olho fica a seu critério.

Criando o olho e o nariz, para torna os olhos idênticos, faça passo a passo, alternando de um para o outro, por exemplo, faça os cílios do olho esquerdo e então faça os cílios do olho direito, assim sucessivamente.

Para o nariz faça dois traços simples, entretanto tem vários tipos de narizes.

Para as sobrancelhas, recomendo que sejam do tamanho dos olhos ou maior.

Caso o cabelo fique em cima da orelha, então só faço um esboço dela. Uma dica é começar na altura do olho e terminar perto do nariz.

Faça o pescoço tendo o centro dos olhos como guia.

Levando em consideração o esboço da cabeça, faça o cabelo. O cabelo depende da sua personagem, tente fazer o da imagem para ir pegando o jeito, ou se inspire em alguma personagem de anime.

Apague o esboço e pronto, está feito nossa personagem, agora parta para o corpo, ou caso queira parar aqui veja o final do post.

 

Corpo da Personagem Feminina

Depois de feito a cabeça, partiremos para o corpo, sempre recomendo que faça o esboço do corpo e da cabeça e só então faça tudo de uma vez só, porém como você pode estar aqui só para desenhar um corpo ou uma cabeça então decidi separar.

O recomendado é que aprenda toda a estrutura de como desenhar anime.

Lembrando que o que faremos agora é o esboço, então faça com um lápis fraco para depois poder apagar com facilidade.

 

Meça a ALTURA da cabeça, agora use a medida como guia do queixo até onde terminaria a medida e faça uma linha horizontal.

Com a mesma medida faça novamente uma linha vertical em baixo.

Como desenhar um personagem de anime

Para fazer o ombro meça a cabeça novamente, vire e crie dois riscos marcando o fim e o começo da linha.

Crie uma linha ligando um risco ao outro no ombro.

Para a cintura faça uma linha vertical um pouco a cima da linha do quadril, com a medida da LARGURA da cabeça.

Agora ligue da ponta do ombro a ponta da cintura com uma linha reta. Depois faça dois círculos em cada risco do ombro.

Como desenhar um personagem de anime

Agora vamos para o quadril o qual dependerá de você, á personagens encorpadas e outras magrinhas. Tente limitar a mesma largura do ombro ou menor.

Crie um circulo do tamanho que quer a curva do quadril, depois, crie uma linha vertical um pouco abaixo da que você fez com a largura que quer o quadril.

Como desenhar um personagem de anime

Ligue do quadril a cintura, a seguir, desenhe dois círculos para marcar a coxa.

Como desenhar um personagem de anime

Para a virilha, corte a metade de cada círculo com uma linha reta, indo de encontro uma linha com a outra.

Crie duas linhas para o esboço do ombro.

Como desenhar anime

Meça do topo da cabeça até a linha da virilha, com essa medida, puxe para baixo e marque o fim dela com uma linha vertical.

Essa linha marca o final da perna ou pé, como desejar.

Como desenhar anime

Mais o menos do meio do círculo que usamos para marca a coxa, faça uma linha reta até o final da marca dos pés, esse será o esboço da perna da personagem.

Para os braços, faça uma linha do meio do círculo que usamos para marca o ombro até mais o menos a virilha.

 

Como desenhar anime

Crie círculos para marca o cotovelo com o referencial da cintura, para os pulsos crie círculos menores com o referencial da virilha.

Para achar os joelhos, apenas crie dois círculos na metade da linha da perna, e para os tornozelos um pouco acima da linha dos pés.

Como desenhar um personagem de anime

Ainda com o lápis de esboço, faça a marca dos seios, isso é de seu critério.

Agora preste bem atenção, com um lápis mais forte, faremos agora as linhas finais, o delineamento.

Faça as pernas e defina a cintura como mostrado na imagem.

Como desenhar um personagem de anime

Agora os braços, lembrando que não me aprofundarei em detalhar as mãos e os pés, pois temos um post específico para isso aqui no site.

Preste atenção no ombro ajeitando-o para ficar com um traço suave.

Como desenhar anime

Faça um risco na metade do ombro e contorne o círculo que você fez para os seios, cuidado para não marca todo o círculo.

Suavize o traço da cintura e parta para o próximo passo.

Como desenhar um personagem de anime

Crie agora as roupas de baixo e o traço do umbigo. Também temos um post que explica como fazer roupas passo a passo.

Como desenhar um personagem de anime

Terminado nosso delineamento, nossa personagem estará assim, agora nos resta apagar os esboços para forma a Arte Final.

 

Arte Final da Personagem Feminina

 

Como desenhar um personagem de anime

Feito isso, agora você pode contorna com a caneta Nanquim, que dará um ar profissional para seu desenho, se fizer isso, não se esqueça de apagar o lápis no final.

E você acaba de aprender como desenhar anime, fácil não é?

Como prometido lhe mostrarei agora como desenhar pés e mãos detalhadamente, só acessar este post! 

Mas ainda não acabou, ainda tenho um assunto a falar com você…


Aprimorando seus desenhos

Você aprendeu a como desenhar um personagem de anime, porém esse é o primeiro passo para você aperfeiçoar seus desenhos. E já pensou em realmente aprender a desenhar profissionalmente? Com Fan Art?

E se eu te disser que o que você aprendeu até agora não é nem 1% do que existe para ser aprendido e  que esse desenho que fizemos será desenho de criança quando você se tornar um mestre em Fan Art?

Como desenhar anime

Como eu disse, não adianta querer, tem que treinar, e para isso eu tenho a solução perfeita para você.

O curso Manimarts te ensina em várias aulas como desenhar personagens de mangá/anime profissionalmente, e o melhor é que você não precisa gastar uma fortuna no seu aprendizado e comprando materiais caros.

Clique aqui e Conheça mais sobre o curso Manimarts, curso de desenho mais famoso do Brasil!

2.8/5 - (84 votes)

Por Igor Alonso

Criador do site Como Desenhar Agora, atualmente cursando o ensino médio. Desenhista nas horas vagas, tem o objetivo de sempre estar ajudando e repassando seu conhecimento de artes e desenhos para outras pessoas.

error: Conteúdo com Direitos Autorais!