O rosto é a primeira coisa que olhamos e memorizamos sobre uma pessoa , aquela que mais a identifica e, portanto, também uma das primeiras que tentamos desenhar e com certeza você terá se perguntado várias vezes como desenhar um rosto de forma correta e com as proporções certas .
Talvez porque você gostaria de pintar o retrato de uma pessoa que você conhece ou talvez desenhar o personagem que você tem na sua cabeça há algum tempo e finalmente dar-lhe um rosto.
Em ambos os casos (e também em todos os outros), para fazer um bom trabalho, você precisará colocar os vários elementos do rosto na posição correta e dar-lhes as proporções corretas.
O que vou te explicar é uma técnica que, se seguida passo a passo, permitirá que você obtenha sempre um rosto humano realista e proporcionado , com olhos, boca, nariz e orelhas do tamanho certo e colocados no lugar certo. .
Esta é uma das técnicas utilizadas pela maioria dos profissionais de desenho e que, uma vez aprendida de forma adequada, permitirá desenhar um rosto humano à mão livre sem dificuldade! Ver é crer!
Primeira etapa de Como Desenhar Um Rosto
Desenhe a forma da cabeça e do rosto
A primeira coisa a fazer é desenhar primeiro a forma da cabeça e depois do rosto, e faremos isso dividindo-as em linhas e formas geométricas.
A forma da cabeça pode ser dividida em várias formas. O primeiro é um círculo, que representa o topo da cabeça, e será o primeiro que desenharemos.
A seguir, vamos desenhar uma cruz. a linha vertical tocará o topo do círculo e o dividirá ao meio.
A linha vertical deve ter entre uma e meia e duas vezes o diâmetro do círculo em comprimento.
No meio da linha vertical, a linha horizontal, que deve estar a uma altura de cerca de um terço do círculo inicial. O resultado deve ser aproximadamente este:
para desenhar a parte inferior da cabeça e, portanto, as bordas do rosto, devemos criar uma forma um pouco mais complexa: uma espécie de trapézio isósceles formado por um quadrado e um triângulo, como na figura abaixo.
A ponta deste trapézio coincidirá com a ponta da cruz. as duas arestas laterais podem ser mais convergentes para a ponta, no caso de faces femininas ou mais pontiagudas, e mais quadradas no caso de faces masculinas e / ou com mandíbulas proeminentes.
Segunda etapa de Como Desenhar Um Rosto
Posicionar os elementos do rosto (nariz, boca, olhos e ouvidos)
O próximo passo para fazer nosso rosto é colocar nariz, boca, olhos e orelhas na posição certa e torná-los do tamanho certo .
Para isso começaremos pegando a metade inferior do rosto, aquela sob a linha horizontal da cruz feita antes, e dividindo-a em 3 partes marcando 2 linhas horizontais. O resultado será este:
Continuaremos desenhando, no eixo horizontal da cruz, 5 círculos, todos adjacentes e do mesmo tamanho. Usaremos os dois círculos em uma posição intermediária para fazer os olhos .
Agora vamos fazer algumas linhas verticais que vão para baixo. Os dois primeiros partirão dos lados do círculo central e descerão até o “andar de baixo”, portanto a linha logo abaixo do eixo horizontal. o retângulo que obteremos será usado para o nariz .
Partindo do centro exato dos olhos e, portanto, dos círculos em que os desenhamos, iniciaremos mais duas linhas. Desta vez, as linhas devem descer mais um plano, até a segunda linha após o eixo horizontal.
O lábio inferior da boca repousará sobre esta linha , que será delimitada lateralmente pelas linhas que descem dos olhos. A estrutura que você desenhou até agora deve ser semelhante a esta:
Vamos continuar desenhando as orelhas : serão duas salsichas. A ponta inferior das salsichas deve tocar a linha do nariz, enquanto a superior deve ultrapassar a linha dos olhos, pois ao nível da linha dos olhos encontramos a junção das orelhas.
Feito isso, podemos prosseguir com o cabelo . A junção deve ser marcada aproximadamente dois terços do topo da cabeça.
Escrevi por dois motivos: o primeiro é que a linha do cabelo pode ser mais ou menos alta com base na idade, sexo e características subjetivas da pessoa que queremos desenhar (uma pessoa careca, por exemplo, não tem linha do cabelo), o segundo é que a linha do cabelo não será necessariamente visível se, por exemplo, desenharmos uma pessoa com cabelo na frente da testa ou usando um chapéu.
Em suma, não temos uma regra precisa sobre a linha do cabelo, mas sim uma diretriz. O resultado, no entanto, deve ser mais ou menos assim:
Final – Realização do retrato e detalhes
Depois de concluir a estrutura que eu mostrei, você só precisa criar os vários detalhes do rosto .
Neste caso, eu os esbocei bem. Você poderia, se preferir, trabalhar diretamente com um claro-escuro ou com cores para obter um efeito mais realista. O resultado é garantido.
Depois que a estrutura subjacente é apagada, o design final deve ficar assim.