Categorias
Dicas e Técnicas

7 Dicas Únicas Para Começar a Fazer Desenhos Detalhados!

7 dicas únicas para começar a fazer desenhos detalhados!

 

Quer fazer desenhos detalhados sem precisar esquentar a cabeça com tutoriais de desenho realista, de uma maneira simples e fácil? Hoje eu te ensino como!

Quando você quer um desenho realista, não significa que precisa ser um como esse:

Fazer desenhos realistas

O objetivo é sim estar mais próximo da realidade, porém a realidade é você que define. Veja esse exemplo:

Como pode ver, existe tipos de desenhos detalhados, e o que te ensinarei aqui são 7 dicas que te ajudará a fazer desenhos detalhados.

Sendo que você pode aprender independente do seu nível, idade ou tipo de arte (Fanart, Desenho Realista, Caricatura, Etc).

1 – Seja um Observador Sempre Presente

Observe tudo a sua volta e do que você quer desenhar, seja cores, reflexo da luz, sombra, poeira, posição, tudo isso é importante.

Para se diferenciar dos outros, deve ver coisas que eles não veem, os minimos detalhes fazem a diferença.

Perceba que tudo é levado em consideração, até a elevação das veias.

2 – Luz e Sombras

Não tem como fazer desenho detalhado sem luzes e sombras, pois com sombreamento, a ilusão mágica de realidade aparece em seu papel de desenho.

Observe os 5 elementos na imagem acima:

  • Brilho : Essa área é a mais clara, pois é onde a luz esta mais intensa.
  • Meio Tom : É onde o objeto não está em contato com a luz nem com as sombras.
  • Sombra : Aqui é a parte mais escura do objeto, pois é onde pega menas luz.
  • Luz Refletida : Essa luz  é na maioria das vezes encontrada na borda de um objeto e separa a sombra do objeto com a projetada.
  • Sombra Projetada : No oposto total a fonte de luz, com a forma do objeto dependendo da luz e do local.

Algo ensencial para o sombreamento é a escala tonal ou escala de tons, sendo do mais claro até o mais escuro ou vice-versa. É importante que domine essa técnica praticando como na imagem:

Tente também com variações de lápis diferentes:

Adicionando aqui que, caso queira realçar o efeito degrade, você pode e deve usar o esfuminho (Veja aqui). Veja como fica:

Treine bastante essa área, te ajudará muito a se destacar em qualquer desenho!

3 – Modelos Para Personagem

Se você está começando a desenhar e não tem ideia de posições que pode criar seu personagem, isso não é um problema.

O que pode ajudar a tornar um personagem realistico é dar uma posição realistica para ele! Veja como:

É claro que para começar recomendo modelos prontos para desenhos, como esse masculino:

Ou esse feminino:

Pratique bastante, até mesmo desenhando os modelos puros, sem rosto e detalhes, para pegar a prática e começar a desenhar seus personagens com eles!

4 – Coloração

No mundo em que vivemos tudo tem cores, o mundo é azul, verde, marron, vermelho, preto, branco e por ai vai. E é claro que para tornar um desenho realista você deve pinta-lo.

O importante na hora de pintar um desenho é decidir quais cores ele terá, faça isso separando lapís de cores determinados ou uma paleta de cor.

Temos como exemplo a imagem de cima, a pessoa já sabe quais cores irá trabalhar, isso deixa tudo mais fácil.

Outra dica é sempre complementar as cores, pode ver como o azul da imagem acima vai suavemente para o roxo. Isso da uma harmonia, um tom de natural ao seu desenho.

Modo de Pintar

Existe vários modos, e você pode usar o lápis traçando linhas consecutivamente na mesma direção, de modo circular e até mesmo pontilhada.

Para provocar um efeito de sombreamento, use lápis branco ou esfuminho.

Uma observação importante, você deve ter uma noção de sombreamento para ter uma coloração de qualidade, pois o sombreamento usa a luz, e luz é cor!

Lembre-se da dica no começo do post, seja um observador sempre presente, perceba a diferença das cores nos objetos, pessoas e na natureza, para quando for desenhar algo referente a isso, já ter a ideia de cores e tons a se usar!

5 – Pâciencia, Meu Caro Watson

Se a pressa é a inimiga da perfeição, a calma e paciência é amiga!

Não marque um tempo para você terminar o desenho, se quer desenhos detalhados, então vá devagar e preste atenção a cada detalhe, beirando o perfeccionismo.

Uma sacada importante é fazer cada parte do objeto ou personagem separada, como na imagem a seguir:

Não precisa ser tão detalhado como será no desenho original, e sim dar uma ideia de como vai ficar no resultado final.

6 – Use os Materias Certos, Não os Mais Caros

O material é muito importante, entretanto existe pessoas que compram os mais caros da papelaria achando fazer diferença no resultado.

Sinceramente, pode fazer diferença não mais do que 5%, o que faz realmente a diferença na hora de fazer desenhos detalhados é saber para que serve cada material em determinada parte do desenho.

Você pode fazer desenhos incríveis com o lápis da escola, mas isso se tiver experiência. Pois para quem não quer dar um passo maior que a perna eu recomendo um tipo de lápis para cada parte do desenho.

Para te dar uma visão mais detalhada do assunto eu separei um post aqui para você.

7 – Faça Fan Art!

Fanartfã-arte ou ainda Fanarte é uma obra de arte baseada em um personagem, fantasia, item ou obra notoriamente conhecida, que foi criada por fãs.

O termo pode ser aplicado tanto à arte feita por fãs de personagens de determinado(s) livro(s), como também arte derivada de mídias visuais, como quadrinhos, filmes e/ou Video games.

 

O Fanart resumidamente é a art que o fan faz de uma obra conhecida. E com Fanart você treina sua percepção e memória além de melhorar sua habilidade em fazer desenhos detalhados.

Fanart não é cópia, e sim desenhar do zero qualquer personagem. E para isso você aprende técnicas, regras, macetes, proporção, e entre várias coisas que são necessárias para se tornar um desenhista.

Quer aprender mais sobre esse estilo de desenho sem tirar o pé de casa para fazer escola de desenho? Acesse o post que eu falo como eu me tornei um desenhista com FANART.

 

 

3.6/5 - (20 votes)

Por Igor Alonso

Criador do site Como Desenhar Agora, atualmente cursando o ensino médio. Desenhista nas horas vagas, tem o objetivo de sempre estar ajudando e repassando seu conhecimento de artes e desenhos para outras pessoas.

error: Conteúdo com Direitos Autorais!