Como Desenhar Bem Qualquer Coisa! 4 Técnicas Fantásticas!
O que te diferencia do desenhista profissional? O conhecimento adquirido pela experiência! Mas hoje você estará um passo a mais perto desse conhecimento, pois ensinarei a você 4 técnicas de como desenhar bem qualquer coisa!
Técnicas essas que fizeram amadores se tornarem profissionais em pouco tempo, pois eles entenderam e praticaram elas até chegar na maestria.
Então se você quer melhorar seus desenhos (Fan Art, Caricatura, Realistas, etc) de forma rápida e simples, veja até o final sem deixar passar nada!
1 – Proporção por Grades, Linhas e Formas
A proporção do desenho deve ser levado muito a sério, pois entendendo essa técnica, terá mais precisão, coerência e harmonia em seus desenhos.
Eu separei 3 modos para que você possa usar a proporção em seu desenho, são elas : Grades, Linhas e Formas.
Grades
Essa técnica visa separar a imagem/desenho em partes, para que torne melhor na hora de passar para o papel.
Não necessáriamente você precisa copiar uma imagem inteira, mas as grades podem ser usadas com um modelo de personagem por exemplo.
É importante saber que a grade poder ser quadricular, triângular, hexagonal, etc. Porém a proporção das partes devem ser exatas, um quadrado deve ter o mesmo tamanho que todos os outros (no caso do quadricular).
E quanto menor o quadrado (triângulo, etc), mais precisão terá do modelo original.
Linhas
Esse tipo é ideal, não se limitando á, faces e corpos. Pois mesmo que nenhum rosto ou corpo seja igual, eles tem em si uma certa proporção.
Elas podem ser usadas para separar as partes do corpo, definindo assim quantos centímetros cada um teria ou para te ajudar na hora de fazer o rosto do personagem como no exemplo (também usado com formas, que iremos falar a seguir):
Como pode ver, a linha foi o guia para a posição dos elementos da face, como os olhos, nariz e boca.
Formas
As formas é o jeito mais fácil, rápido e descomplicado para representar uma figura, dar proporção ao seu desenho.
Veja como os círculos, triângulos e linhas podem ser usados juntos na hora de desenhar um pé.
Então é sempre bom que comece com figuras, grades e linhas quando quiser ter um desenho harmonioso, equilibrado e com a proporção certa!
2 -Materiais diferentes para resultados diferentes
É certo que os materiais que são usados na hora de desenhar são quase ilimitados, entretanto, saber a técnica certa a ser usada com eles é o que vai diferenciar seu desenho.
Separei alguns dos mais usados materiais e seus efeitos:
Esfuminho
O esfuminho é um tubo de papel prensado com a função de suavizar os traços do desenho. É de fácil acesso e com preço acessível. Pode ser encontrado em papelarias escolares e lojas de materiais de artes.
Há diferentes marcas e valores, alguns mais macios outros nem tanto, de diferentes espessuras (pequeno, médio e grande). E comumente se parece como se vê na imagem abaixo, com ambas as pontas afuniladas como um cone.
O esfuminho deve ser usado com a ponta SEMPRE limpa, não se deve esfregá-lo sobre o desenho, mas somente pressionar levemente a ponta sobre o desenho em estocadas curtas, levemente inclinado (cerca de 30°), sobre a área a ser esfumada, girando-o para que a parte em contato com o desenho seja sempre a parte limpa.
Segure-o como se segura um lápis e use pouca pressão a princípio, até descobrir a força ideal. Após cada etapa, afaste-se um pouco do desenho para apreciar o efeito proporcionado pelo uso desse material.
Carvão
O carvão foi um dos primeiros materiais usados para o desenho da história. E não é atoa que ele vem sendo utilizado desde então para inúmeros trabalhos e fins.
O carvão que é flexível e muito macio é utilizado no desenho afim de contrastar os traços e a sombra. Ele permite fazer algumas variações e trazer algumas sombras e luzes.
Nunca use a borracha que usa normalmente para apagar o carvão. Para isso, prefira o esfuminho, aquela borracha macia que parece uma massa. Ela torna possível apagar aos poucos os traços indesejados no desenho para evitar manchas.
O carvão vegetal deve ser utilizado diferente de como se usa um lápis de desenho comum. Entretando pode variar de pessoa para pessoa.
Recomendo manter o carvão vegetal seguro entre o polegar e o indicador e com a palma virada para a superfície do papel.
Para aprender o desenho, o carvão vegetal não é necessariamente a ferramenta mais fácil. Mas, depois de algumas horas desenhando com o lápis, você é capaz de dominá-lo! O carvão vegetal é uma boa ferramenta para desenhar rostos, personagens, corpo humano. Com ele, você faz um desenho realista e com profundidade.
Caneta Nanquim
Caneta Nanquim é uma caneta especial para desenho, mais precisamente para Arte-Final. Depois de Feito o Desenho a Lapis passa-se a caneta para finalizar.
Consiste em uma caneta com varios espessuras de ponta 0.1, 3.0 por exemplo, ponta metalica com um orifício onde sai a tinta (naquim). Na parte de dentro possui uma espécie de agulha que controla o fluxo de tinta que tem ligação com o reservatório.
O nanquim comprado separado é colocado neste reservatório que depois encaixado na base, então movimenta-se a caneta para frente e para traz repetidamente (para que a agulha ou pena) se movimente fazendo a tinta chegar até a ponta.
3 – Espaços negativos e positivos
A técnica dos espaços negativos e positivos é importante também para aqueles que estão começando a desenhar agora.
- Espaço Positivo : O branco, o que ocupa o objeto.
- Espaço Negativo : O preto, o espaço em volta do objeto.
Vendo a imagem que foi usada como exemplo, responda, qual delas é a mais fácil de desenhar? Entendeu agora o conceito dessa técnica?
Certamente a figura que está dividida como espaço negativo e positivo é mais fácil de desenhar e esse é o truque, transforme os desenhos que você quer desenhar ou se inspirar (como modelos, etc) em Positivo e Negativo. Irá ajudar bastante!
4 – Pespectiva e Ângulos
A perspectiva ajuda ao desenhista a criar uma ilusão de profundidade e espaço tridimensional em superfícies planas bidimensionais, como um papel ou tela.
Para que se entenda a pespectiva e domine-a deve se recorrer a ciência que todos amamos (nem todos rsrs), a geometria.
É necessário ter em mente algumas definições de geometria para podermos aplicar a perspectiva em um desenho sem cometermos erros que possam comprometer o realismo que a perspectiva oferece.
Os sólidos geométricos:
- Cubos
- Pirâmides
- Cilindros
- Esferas
- Cones
- Prismas
Estão presentes na maioria dos objetos que estão à nossa volta. Às vezes isolados, às vezes combinados, eles são a estrutura básica de todos os corpos. Quando se consegue dominar a perspectiva desses corpos geométricos básicos, é possível construir composições complexas com muita facilidade, inclusive a figura humana.
Veja como exemplo o cubo acima, cada ponto é uma pespectiva. É fácil de entender e de aplicar em seus desenhos, que tal começar desenhando uma linda casa com um ponto de pespectiva?
E porque parar de aprender?!
Você hoje aprendeu algumas técnicas super importantes para desenhar bem qualquer coisa, e tenho certeza que seus desenhos irão melhor 50% se aplica-las diariamente.
Se você deseja se aperfeiçoar é importante que invista em conhecimento é por isso que recomendamos que se possível faça um curso de desenho.
Clique aqui para conhecer o melhor curso de desenho online do Brasil!
Mas é claro que para isso você deve ter disciplina nos desenhos, então acesse o post a seguir para aprender como: